
1. Diagnóstico Estratégico
Identificamos as oportunidades e pontos de soluções de problemas e melhorias nos processos e resultados em vendas.
O diagnóstico estratégico comercial é um processo que analisa a performance de vendas, identifica gargalos e alinha as ações da equipe às metas organizacionais. Esse diagnóstico permite uma visão clara dos processos, capacitação e estrutura, tornando a equipe mais produtiva e focada em resultados.
Como Funciona
Análise de Desempenho: Avaliação de métricas como taxa de conversão e ciclo de vendas para entender o panorama atual.
Mapeamento de Processos: Revisão de etapas de prospecção e fechamento, visando otimizar o pipeline e eliminar gargalos.
Capacitação da Equipe: Identificação de gaps e desenvolvimento de habilidades críticas, aumentando a confiança e a motivação.
Insights do Mercado: Compreensão das demandas e posicionamento em relação aos concorrentes.
Possibilidade de Aumento na Taxa de Conversão: Processos claros e alinhados ao perfil do cliente.
Identificar a Gestão do Pipeline de Vendas para diagnosticar a previsibilidade de receitas.
2. Verificação da Prontidão Estratégica
Avaliamos se as lideranças , equipe e os processos de vendas estão preparados para um crescimento sólido.
Prontidão Estratégica Comercial é a capacidade de uma empresa em antecipar, adaptar e responder rapidamente às demandas de um mercado competitivo, mantendo-se à frente das mudanças e desafios externos. A prontidão estratégica significa dispor de processos, tecnologias e equipes altamente alinhados, capacitados para identificar e explorar oportunidades comerciais com agilidade.
Em vendas, essa prontidão se traduz em equipes comerciais preparadas para agir de forma proativa, com conhecimento profundo sobre o mercado, concorrentes e as necessidades do cliente. A equipe precisa de autonomia e de ferramentas que permitam rápida adaptação às oscilações de demanda, garantindo que a proposta de valor da empresa seja sempre relevante e diferenciada.
A importância da Prontidão Estratégica viabiliza não apenas o cumprimento de metas comerciais, mas também o fortalecimento da marca e a fidelização dos clientes.
Este é um pilar fundamental para qualquer organização que busca crescimento sustentável e lucrativo em mercados em constante evolução.
3. Direcionamento Estratégico
Utilizamos a fusão dos métodos GPD (Gestão pelas Diretrizes) e OKR (Objectives and Key Results) para construir o plano que garante os resultados mensuráveis e alinhados com os objetivos da sua empresa no ano
A fusão dos métodos GPD (Gestão pelas Diretrizes) e OKR (Objectives and Key Results) é uma abordagem poderosa para construir um plano de vendas que garante alinhamento estratégico e foco nos resultados. Essa integração permite desdobrar os objetivos estratégicos da empresa em metas específicas e mensuráveis para a equipe comercial, promovendo alinhamento, engajamento e foco.
Uma vez que as diretrizes estejam claras, o método OKR (Objetivos e Resultados-Chave) ajuda a detalhar esses objetivos em metas de curto prazo, com resultados-chave bem definidos. Integrar GPD e OKR em seu plano de vendas alinha a equipe comercial com as prioridades estratégicas da empresa, garantindo clareza de objetivos e foco em resultados mensuráveis. Esse direcionamento estratégico traz previsibilidade e melhora a eficiência, resultando em uma equipe mais coesa e preparada para atingir metas ambiciosas e sustentáveis ao longo do ano
Como funciona?
Você sabe a diferença?
Gestão Estratégica vs Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
Focado no Médio e Longo Prazo
O Planejamento Estratégico é uma das etapas de um processo de gestão estratégica que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de possíveis formas de ação e execução, levando em conta as condições internas e externas do negócio à empresa e sua evolução esperada.
Gestão Estratégica
Focado no Plano Atual
Já a Gestão Estratégica é uma forma de orientar todos os elementos de reflexão por meio ação sistemática, ágil e continuada, a fim de avaliar cada situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas essenciais em todas as áreas utilizando se de métodos e ferramentas científicas para assegurar o atingimento dos resultados.
Somos os maiores especialistas na implantação conjunta, sincronizados de acordo com os Métodos GPD (Gestão pelas Diretrizes) com a Execução Cadenciada pelo Método OKR (Objectives and Key Results)
Para uma empresa atuar com excelência na condução de um processo de Gestão Estratégica é necessário apurar seus planos de ação, as reais situações e desenvolver ações corretivas ou tratamento de anomalias frequentes, focando nas metas e diretrizes nas quais as lideranças com os times de trabalho corrigem, em tempo, as rotas necessárias para manter a sobrevivência, crescimento e diferenciação competitiva.
Ações corretivas constantes


Significa realizar um monitoramento contínuo e sistemático de fatores internos e externos que podem afetar o desempenho e a eficácia da organização. Essa vigilância permite antecipar mudanças, identificar riscos e aproveitar oportunidades para ajustar o planejamento e as ações estratégicas de forma ágil e assertiva.
BENEFÍCIOS
Para a gestão estratégica, a vigilância constante melhora a capacidade de reação a mudanças rápidas no ambiente de negócios, promove uma cultura de proatividade e facilita a tomada de decisão baseada em dados. Em termos de ganhos práticos, a vigilância pode contribuir para aumentar a produtividade, reduzir desperdícios e melhorar a retenção de talentos com até 20% a mais de assertividade nas decisões de ajuste estratégico.
Isso ajuda a manter uma estratégia alinhada às metas anuais, como o aumento do lucro líquido e EBITDA.