O que são OKR's?

A sigla “OKR” significa “Objectives and Key Results” (ou Objetivos e Key Results, ou Resultados-Chave).


As OKRs são uma ferramenta para orientar e executar a estratégia de uma organização. A empresa define Objetivos e Key Results para si, para os times que a compõe e, em alguns casos, para os indivíduos que compõe os times. Em alguns aspectos, OKRs seguem a mesma lógica das metas “tradicionais”, baseadas no Balanced Scorecard, no Hoshin Kanri, ou até na Gestão pelas Diretrizes (GPD). Em outros aspectos, elas são diferentes, e essas diferenças as tornam mais eficazes para os desafios de negócio das empresas e dos profissionais de hoje em dia.


Um OKR é um conjunto de um Objetivo e alguns Key Results. O Objetivo é o resultado do negócio que precisa ser alcançado, e deve ser escrito em termos qualitativos (ou seja, sem números associados).


Os Key Results são a combinação de um KPI, ou indicador-chave, um valor base, que deve ser o atual, e um valor alvo, que é a meta a ser atingida, ou seja, têm grande semelhança com metas S.M.A.R.T. (um acrônimo para específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes ou realistas e temporais escalonadas).


Os Key Results devem “provar” se o Objetivo foi alcançado.


Um bom OKR deve ser construído de tal forma que se todos os Key Results são alcançados, você deve se sentir seguro de que o Objetivo foi alcançado. Eles devem servir como prova da realização do Objetivo. Alternativamente, se você sentir que o seu Objetivo ainda não foi alcançado, mesmo que todos os Key Results tenham sido alcançados, houve um problema com seus Key Results.


Você pode usar uma frase muito simples para ajudar a formar uma OKR correta: “Nós vamos ____, e vamos saber se fomos bem-sucedidos se atingirmos ____, ____, ____”.


A primeira lacuna é preenchida pelo seu Objetivo e a segunda até a quarta são preenchidas pelos Key Results. Vou usar um exemplo para ilustrar a definição:

Objetivo: Aumentar a rentabilidade da empresa

Key Results:

a) Lucro líquido da empresa de R$ 100 milhões, e

b) Margem de lucro líquido de mais de 7%.


Como as OKRs pertencem a ciclos, se não houver uma data-limite explícita, você deve assumir automaticamente que a data-limite é o final do ciclo ao qual as OKRs pertencem.


Ciclos de OKRs geralmente duram 3 meses, período dentro do qual as OKRs são planejadas, monitoradas e avaliadas. Ao fim de cada ciclo inicia-se automaticamente um novo ciclo.


Voltando ao exemplo, se preenchermos as lacunas, nós teremos: “Nós vamos aumentar a rentabilidade da empresa, e vamos saber se fomos bem-sucedidos se atingirmos lucro líquido de R$ 100 milhões e margem de lucro líquido de mais de 7%.


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