COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE GERENCIAMENTO E LIDERANÇA PARA NOVOS GESTORES

São Paulo, dias 25 e 26 de Março 2019

                Espaço FranklinCovey                      

37ª Turma Novamente Solicitada e Confirmada

Mais de 630 empresas inscreveram seus gestores nas turmas anteriores

 

CONSIDERAÇÕES

No Brasil muitos profissionais tecnicamente considerados excelentes em diversos segmentos industriais e de serviços são promovidos para um cargo ou função gerencial sem a devida preparação para assumir os vários desafios impostos durante o exercício da função. Existem diferenças vitais entre gerenciar e liderar. As organizações em geral querem que os seus gestores sejam competentes em ambas as situações, portanto se faz necessário repensar o modelo de gestão organizacional utilizado e praticado atualmente. Este curso tem como missão capacitar competências consideradas essenciais descritas nos perfis comportamentais tanto nas situações de gerenciamento como nas de liderança para suplantar as atuais exigências do ambiente organizacional que o novo gestor atua. O treinamento vai fornecer MÉTODOS DE GESTÃO consagrados e ferramentas essenciais para a busca da excelência na gestão de resultados, da rotina e pessoas. Convidamos o participante a se conhecer como líder e a realizar um plano de ação, orientado pelo facilitador, para elevar de forma considerável o seu desempenho.

 

RESULTADOS

  • Novo gestor identifica problemas e aprende a utilizar métodos de melhoria contínua para atingir metas.
  • O gestor identifica as metas consideradas essenciais com foco nos principais indicadores de desempenho ou itens de controle para monitorar a eficiência dos processos de trabalho.
  • Aplicar ferramentas comportamentais que levam a excelência em qualquer tipo de relacionamento que exige influência mutua.
  • O gestor aprende a administrar conflitos com maturidade e promover o espírito do trabalho em equipe como fator decisório para a sua sobrevivência e sobrevivência organizacional.
  • O gestor realizará o passo a passo do processo de gerenciamento de desempenho para o fornecimento de feedback eficaz, transferência de poder com autoridade e responsabilidade.
  • As equipes estarão comprometidas com o sucesso da sua estratégia e medidas de execução.
  • O gestor criará uma frequência de responsabilidade reportando os avanços na busca pelos resultados com cadência e regularidade.

 

PÚBLICO ALVO - Gestores que assumiram ou pretendem assumir funções gerenciais e de liderança em qualquer tipo de organização.

 

PROGRAMA – 16 horas

 

Módulo 1 - Gerenciando a Busca de Resultados Essenciais: Gestão Estratégica

  • Métodos eficientes para gerenciar a busca de resultados essenciais;
  • A necessidade de impulsionar o time para superar os desafios;
  • A necessidade de que TODOS sejam hábeis planejadores para a empresa atingir as metas para sua sobrevivência - ser competitivo é preparar um exército competente e comprometido.
  • Gestão estratégica, tática e de execução pelo Método de Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) - Hoshin Kanri;
  • Como estabelecer metas para todos pelo desdobramento das diretrizes - exercícios práticos;
  • Como elaborar planos de ação inteligentes para o alcance das metas;
  • Como estabelecer itens de controle e itens de verificação para a garantia dos resultados;
  • Prática do Método de Gerenciamento pelo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Avaliar para o atingimento das Metas);
  • Implementado os planos, controlando a execução e diagnosticando para a tomada de decisões;
  • Como atuar nas anomalias;
  • Como conduzir reuniões de acompanhamento e feedback;

 Módulo 2 - Organizando a casa: Gerenciamento da Rotina

  •  O que é o Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia?
  •  Como planejar a melhoria do seu gerenciamento- Foco em priorização;
  •  Causas Comuns e Causas Especiais de um processo;
  •  Exercícios de análise de processos;
  •  O processo de análise de um problema;
  •  O levantamento de causas prováveis;
  •  A procura das causas essenciais pela via das hipóteses;
  •  A definição do problema – estabelecendo uma meta;
  •  O Processo de tomada de decisões;
  •  O bloqueio foi efetivo?  Padronização – método para prevenir o aparecimento do problema.

Módulo 3 - Liderando por Competências: Gestão das Pessoas

  • A estratégia do líder/coach como requisito indispensável;
  • Saindo de um estilo centralizador para um estilo de delegação de poder passo a passo;
  • Como identificar as competências essenciais do colaborador para uma função ou projeto específico;
  • Desenhando um perfil de responsabilidades definidas por metas e projetos específicos;
  • Identificando o grau de competência profissional e competência psicossocial de cada profissional da equipe para a formação de times de solução de problemas;
  • Adaptando os estilos de liderança correspondente ao grau de competência de cada membro da equipe;
  • Como elaborar um plano de ação que desenvolva o potencial de cada profissional do time para garantir o atingimento de resultados;

Módulo 4 – Gestão de Conflitos

  • Compreensão e autoanálise de atitudes básicas: Saber escutar sem julgar; saber separa a pessoa do problema;                                                                    
  • Aplicabilidade do Inventário de Forças de Inteligência Interpessoal para autoconhecimento e conhecimento dos outros – Poderosa ferramenta para a gestão de conflitos;
  • Assertividade: Uma filosofia de vida capaz de oferecer relações saudáveis e produtivas;
  • Desenvolvendo sua competência comunicativa: declarando suas necessidades e sentimentos;
  • Negociando de forma personalizada com o todos para ter relacionamentos duradouros no método ganha-ganha;

Módulo 5 - Gerenciando o Desempenho para assegurar o alcance das diretrizes

  • Como elaborar um plano de gerenciamento de desempenho eficiente para cada colaborador;
  • Como se preparar para realizar sessões eficazes de orientação, apoio e reconhecimento;
  • Como fornecer um feedback eficaz;
  • Que tipos de comportamentos recompensamos ou construímos para mudança;
  • Estudo de casos sobre fornecimento de Feedback em gerenciamento e avaliação de desempenho;
  • Diretrizes para a realização da reunião de avaliação de desempenho por competências para que seja bem-sucedida;
  • Os instrumentos de monitoramento de desempenho.
  • Comemorando as vitórias com todos.

  • METODOLOGIA - Apresentação expositiva e dialogada com os participantes com apoio de projeção multimídia. Estudos de casos, cenas de filmes e exercícios de aplicabilidade para efetivação da aprendizagem de acordo com os métodos propostos e questionários de auto e heteropercepção.

  •  

  • FACILITADOR - Marco Antonio Lampoglia, MSc - Psicólogo pela Universidade São Francisco, mestre em Filosofia Social pela PUCCamp, mestre em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela UMESP, doutor em Liderança com ênfase em Gestão Estratégica pela Florida Christian University, especialista em Gestão da Qualidade pela Japan Union Scientists and Engineers - J.U.S.E e Fundação Cristiano Ottoni. Membro da Internacional Coach Federation – UK. Professor titular do INPG. Autor do livro: Negociação Personalizada para Acordos Positivos e Duradouros (terceira edição). Autor do livro: Liderança por Competências – Abordagem Metodológica na Formação de líderes. Autor do livro: Coletânea de Artigos sobre Gestão publicados no jornal Valor Econômico. Metodologista, consultor, treinador renomado e facilitador em empresas diversas nacionais e multinacionais. Treinou mais de 100.000 profissionais. Desenvolveu mais de 50 metodologias aplicadas para gestão estratégica, rotina, liderança, coaching e gestão de pessoas, acumulando inúmeras horas de aplicabilidade em diversas organizações. Atende necessidades de gestão estratégica avançada, gestão de mudanças do comportamento humano, geração de ideias e motivação. Expressiva atuação como coach, na formação de líderes e negociadores ensinando e implantando metodologias científicas reconhecidas de Negociação Personalizada® e Gestão e Liderança por Competências®.

    Informações Úteis:

  • Datas: 25 e 26 de Março de 2019.

  • Horário: das 8h30 às 18:00 horas

  • Local: Espaço FranklinCovey situado na Rua Florida, 1568 – Brooklin – São Paulo – SP.

  • Investimento: R$ 1.390,00 (Hum mil trezentos e noventa reais).

  • Para demais informações e inscrições entre em contato pelo telefone: (11) 56712344 ou (11)999805490 (Vivo/WhatsApp)  ou preferencialmente através do email:  contato@activetreinamento.com.br fornecendo informações para o contato e negociação personalizada.

  • A Active Treinamento reserva-se o direito de alterar a data para atingir a quórum mínimo.Esse treinamento pode ser oferecido “in company” pela forma de coaching breve personalizado ou turmas de 3 a 20 participantes. 

CONSIDERAÇÕES

A forma como as organizações fazem a gestão de pessoas passa por grandes transformações. Os processos de globalização, a turbulência crescente, a complexidade das arquiteturas organizacionais, das relações interpessoais e mercadológicas faz com que as organizações necessitem de pessoas mais positivas, proativas e autônomas. A liderança positiva é essencial para o clima positivo comunicação positiva e trabalho em equipe. Hoje, não se trata apenas de liderar pessoas, mas produzir resultados positivos através do desempenho acima da média. Com este tipo de liderança todos os liderados se destacam, pois não é uma liderança de privilégios nem de privilegiados, mas de valorização das virtudes individuais no grupo. Cada integrante da equipe é chamado a colocar seus dons a serviço do corpo maior (corporação).

Todo esse movimento trouxe presente o Método: Liderança Positiva por Responsabilidade©, que aplicado, ensina a fazer gestão de pessoas alinhada com a cultura e as estratégias da empresa com foco em Resultados de Entrega.

Para exercer a liderança positiva numa organização, com eficácia, o bom líder precisa ter em mente que tudo começa nas pessoas, que o trabalho depende delas e que um ambiente positivo tem a possibilidade de gerar melhores resultados do que um ambiente negativo. Liderar positivamente é internalizar estes propósitos no seio da equipe, de modo a contagiar toda a organização. 

RESULTADOS

  • Estabelecendo Metas para gerar vida em “Flow” - O gestor saberá criar uma frequência de responsabilidades de entrega para gerar atitudes mentais positivas com as pessoas do seu time reportando os avanços e comemorando os sucessos na busca pelos resultados com cadência e de forma escalonada.

  • Aplicar imediatamente o Método Comportamental de Liderança Positiva por Responsabilidade® que leva a excelência em qualquer tipo de relacionamento que exige influência mutua.

  • Aplicar o método também significa saber diagnosticar o estilo atual de liderança de acordo com os fatores de competência necessários ou suficientes para atingir as metas propostas adequando o estilo positivo ideal de liderança de forma inteligente e respeitosa.

  • O gestor aprende a se comunicar e administrar conflitos com maturidade e promover o espírito positivo do trabalho em equipe como fator decisório para a sua sobrevivência e sobrevivência organizacional.

  • O gestor saberá realizar o passo a passo do processo de gerenciamento de desempenho positivo para o fornecimento de feedback eficaz, transferência de poder com autoridade e responsabilidade.

  • O gestor saberá como formar times para a solução definitiva de problemas prioritários obtendo o comprometimento das equipes pelo sucesso da sua estratégia e medidas de execução.

 

PÚBLICO ALVO - Profissionais que ocupam cargos de gestão – Diretores, Gerentes, Supervisores, Líderes de Projetos, bem como empresários de pequenas e médias empresas, interessados em melhorar imediatamente seus resultados em gestão de pessoas - Profissionais que estão iniciando na função de gestão - Profissionais de Gestão de Pessoas interessados em implantar metodologias científicas consagradas de desenvolvimento gerencial na organização.

 

PROGRAMA

A importância da Liderança Positiva em tempos de competência:

  • Liderança positiva é um processo que deve começar na consciência do próprio líder.

  • Revendo as próprias posturas pessoais frente ao time em consonância com as metas da corporação e do mercado;

  • Aprendendo a não se descuidar de três necessidades humanas: manutenção da fortuna (sucesso e êxito), busca constante da evolução (crescimento pessoal, grupal, profissional e familiar) e conquista da felicidade (realização dos sonhos). 

  • Saindo de um estilo centralizador para um estilo de delegação de poder passo a passo;

  • Desenhando um perfil de responsabilidades definidas por metas ou projetos específicos;

  • Criando e compartilhando visões com ideias e valores claros. Um grande líder para ser positivo

  necessita ser um excelente educador;

  • Ensinando os outros a serem proprietários do seu negócio e não apenas seguidores/ executores.

 

Identificação e análise de competências-chave para o exercício da liderança positiva:

  • Autoanálise: Como você está nas competências–chave de gestão de pessoas para agregar valor no negócio que atua;

  • Metodologia sobre o desenvolvimento das competências-chave para a liderança positiva: Auto avaliação/ Avaliação de terceiros - Comparação auto avaliação com a avaliação de terceiros;

  • Como identificar as competências essenciais de cada pessoa do time para uma responsabilidade ou projeto específico;

  •  Identificando o grau de competência profissional e competência psicossocial de cada profissional da equipe para a busca de solução de problemas essenciais;

  • Identificação das competências técnicas e comportamentais prioritárias a serem desenvolvidas;

  • Plano de desenvolvimento para as competências-chave identificadas com prioridade máxima e alta.

 

Estratégias para a Liderança Positiva Eficaz:

  • Bases para decisões eficazes de liderança;

  • Liderança exige influência mútua – habilidades de persuasão;

  • Novos paradigmas exigem estilos diferentes de liderança;

  • Passos para a adoção de um estilo de liderança por competência eficaz;

  • Consequências do uso de um estilo de liderança inadequado;

  • Interpretando e analisando seus estilos de liderança - avaliando onde você está para onde deseja ir;

  • Adaptando os estilos de liderança correspondente ao grau de competência de cada membro da equipe;

  • Como elaborar um plano de ação que desenvolva o potencial de cada membro da equipe para atingir excelentes resultados.

 

Aplicabilidade do Inventário de Forças para a Liderança Positiva, Comunicação Interpessoal e Gestão de Conflitos - IFCI (Modelo Rogeriano das Cores)

. Aplicabilidade do IFCI para autoconhecimento e conhecimento dos outros – Poderosa ferramenta inspirada na teoria de personalidade de Carl Rogers para relacionamentos positivos e administração de conflitos;
. As Sete tipologias de personalidade e as formas inteligentes de comunicação interpessoal e negociação;
. Como revigorar nossas forças de personalidade e transformar nossas fraquezas em forças;
. Como transformar o negativo em positivo e saber trabalhar em equipe com tipologias de valores diferentes dos seus;

. Como normalizar os “exageros” dos estilos preferidos de relacionamento interpessoal;
. Formas inteligentes e sábias de se trabalhar com pessoas que são totalmente diferentes da sua tipologia de valores.

 

Gerenciando o Desempenho de Forma Positiva:

  • Como elaborar um plano de gerenciamento de desempenho eficiente para cada colaborador;

  • Como se preparar para realizar sessões eficazes de treinamento, orientação, apoio e reconhecimento;

  • Como fornecer feedback eficaz;

  • Que tipos de comportamentos recompensamos ou construímos para mudança;

  • Estudo de casos sobre fornecimento de Feedback em gerenciamento de desempenho;

  • Diretrizes para a realização da reunião de gerenciamento de desempenho por competências para que seja bem-sucedida;

  • Os instrumentos de monitoramento de desempenho;

  • Comemorando as vitórias com todos.

 

Guia prático para alcance dos objetivos pessoais e sócio emocionais:

  • Juntando tudo para desenvolver um plano de ação de capacitação para melhoria da comunicação assertiva e tratamento de conflitos.

 

METODOLOGIA - Altamente participativa, com estudo de situações reais, análise de casos, filmes e instrumentos de auto percepção e heteropercepção para aprimoramento dos estilos de liderança e das competências-chave essenciais para o crescimento.

 

APRESENTADOR - Marco Antonio Lampoglia MSc 

 

Informações Úteis:

Datas: 21 e 22 de março de 2019.

Horário: das 8h30 às 18:00 horas

Local: Espaço FranklinCovey situado na Rua Florida, 1568 – Brooklin – São Paulo – SP.

Investimento: R$ 1.390,00 (Hum mil trezentos e noventa reais).

 

Estão inclusos material didático, coffee break e certificado. Para demais informações e inscrições entre em contato pelo telefone: (11) 56712344 ou (11)999805490 (Vivo/WhatsApp)  ou preferencialmente através do email contato@activetreinamento.com.br fornecendo informações para o contato e negociação personalizada.

A Active Treinamento reserva-se o direito de alterar a data para atingir a quórum mínimo.

METODOLOGIA AVANÇADA PARA A LIDERANÇA POSITIVA

Como Aprender e Aplicar a Influência Positiva de Forma Personalizada com Foco em Forças Claramente Identificadas

São Paulo, dias 21 e 22 de Março 2019

                Espaço FranklinCovey        

 

Mais de 300 gestores treinados em 2018 aptos para aplicar Métodos Avançados de Gestão de Pessoas