Cada vez mais, o ambiente corporativo vê-se diante da realidade de que é preciso se adaptar a novas realidades e isso, por sua vez, exige uma participação efetiva dos gestores. E isso não é por acaso, afinal, são as lideranças que estão à frente das ações que levarão as equipes a apresentarem uma performance compatível às necessidades do negócio e quando possível, atingir metas superiores ao esperado.

Mas, será que existe uma ferramenta que mostre as estratégicas que os líderes podem adotar no cotidiano junto aos liderados? Sim, há uma metodologia que já se solidificou no mercado e a cada dia ganha o reconhecimento de muitos profissionais que atuam diretamente com equipes. Trata-se do coaching - um processo estruturado que auxilia as pessoas a alcançarem suas metas pessoais, na carreira, em empreendimentos e, inclusive, nas empresas. Através do coaching é possível apresentar um processo de mudanças como uma oportunidade de se criar, adaptar-se e aceitar as transformações como um desafio e não como um obstáculo que surge para travar a vida e impedir a superação dos limites.

Gradativamente, o sentido atual de coaching é introduzido no meio corporativo, e a contratação de um coach externo é defendida tendo em vista aspectos como confiança, confidencialidade, transparência, segurança e, não menos relevante, uma preocupação com possíveis conflitos de interesses entre a organização, o coach e o coachee".

Somente os líderes mais eficientes conseguem se sobressair, e os demais passam a ser um fardo dentro das organizações. E não dá para negar que o mundo está vivendo uma escassez de lideranças sem precedentes, pois gerenciar tarefas é bem diferente que gerenciar pessoas e resultados.

O treinamento não tem sido o melhor método para desenvolver, fortalecer e solidificar as competências das lideranças. "É necessário um trabalho voltado à educação continuada, onde haja tempo para o profissional experimentar, passar pela curva do aprendizado que nem sempre traz resultados de imediato até se fortalecer. Essa é a jornada para o sucesso.

O coaching é um processo totalmente voltado à ação. Trabalha-se do presente para o futuro. Será um caminho focado nas ações de desenvolvimento das competências, munindo o coachee com ferramentas e conhecimentos, para que ele se expanda e atinja as suas metas estratégicas com o desenvolvimento de competências. Da parte do coach será oferecido total apoio para que se conheça melhor, permitindo que descubra as suas potencialidades e as suas fragilidades, um feedback sempre objetivo e realista, e um trabalho estruturado e focado nos objetivos dele, porque não há tempo a perder.

Dessa forma, o papel do coach estaria mais próximo ao de um conselheiro, que, por meio de recursos práticos, de ferramentas e de aptidão, possibilitaria ao coachee encontrar alternativas e soluções próprias, assim evitando atuar como consultor ou terapeuta organizacional. A organização, dessa maneira, se beneficia de forma efetiva com a instituição do programa à medida que o coaching promove a associação e o envolvimento entre os profissionais, além de proporcionar maior comprometimento, unidade, identidade organizacional, estímulo e atratividade para o desenvolvimento de talentos.

Pela nossa experiência de oito anos praticando o coaching nossos resultados são bem avaliados e o melhor mensuráveis: profissionais preparados para enfrentar as adversidades com maior equilíbrio, com ações e respostas mais inteligentes, focados nos propósitos da organização, assumindo responsabilidades e um perfeito alinhamento entre os objetivos pessoais e os empresariais. "Como consequência e talvez o mais nobre resultado seja ver os líderes transferindo as suas habilidades e seus conhecimentos para equipes e pares, liberando o potencial humano das equipes".

A Active Educação e Desenvolvimento Humano, em seus processos de Coaching, apóiam-se em ferramentas e metodologias científicas testadas e aprovadas por centros de estudo nacionais e internacionais e por centros de liderança reconhecidos que estudam continuamente a formação de líderes. Somos m
embros da International Coach Federation - UK.

Entre em contato para saber mais sobre nosso Método de Coaching para Resultados